Neste vídeo irei falar um pouco sobre como reduzir fraudes na frente de loja
As perdas podem ocorrer de diversas formas. Porque sem sombra de dúvidas uma que tira o sono de todo varejista são as fraudes que ocorrem no caixa.
Primeiro pelo fato do operador está com dinheiro e podendo se apropriar indebitamente do mesmo. Segundo é o turnover do setor, acredito ser um dos maiores. Portanto sabemos que podem existem pessoas desonestas e que tentam não somente beneficiar parentes e amigos, mas também, eles próprios. Podendo adquirir mercadorias para si mesmos de forma desonesta.
Turnover é um grande problema no varejo
Portanto é importante entender que a linha final da empresa é o operador de caixa, é o ultimo contato do cliente. Então o processo não pode ser burocrático. Sempre devemos frisar a operação como um todo. Porque existem diversas maneiras do setor estratégico da empresa, que no caso é a área de prevenção de perdas. Colaborar com a redução das perdas, aumento da eficiência e com isso o aumento da lucratividade.
Para conseguir combater este tipo de perda devemos utilizar três frente importantíssimas. Treinamento da equipe, Software de monitoramento e Auditoria das operações de frente de caixa. Portanto com relação a tecnologia, não apenas o software de monitoramento mas também o ERP da empresa deve ser preciso em várias informações. Como relatórios de cupons e itens cancelados. Porque você poderá identificar qual operador cancelou mais, em valor e em percentual comparando sempre ao faturamento bruto do caixa.
Relatório fundamentais para o setor
Também com o número de cancelados na mão poderá compara-lo aos números do inventário rotativo. Portanto se teve um uísque cancelado e o mesmo uísque que foi cancelado está faltando no inventário isso já mostra um desvio dentro do processo.
As trocas também têm espaço importante dentro do seu programa de prevenção. Muitas vezes existe a troca. Mas não existe o produto. Porque também acontece do cliente tirar o produto da tua loja e estar com um cupom do mesmo produto em mãos e conseguir trocar por outro item. Portanto com isso você simplesmente insere um produto no estoque sistêmico que não voltou. Porque você terá que gerar o retorno do mesmo e também gerar a saída do produto que financeiramente não foi pago. Prejuízo em dobro.
Abertura da gaveta dos caixas
Portanto fique atento também ao tempo e também a quantidade de vezes que a gaveta é aberta. Primeiro programe seu checkout para só abrir a gaveta nos horários pré determinados para sangrias e as exceções só podem ser liberadas com aprovação do líder de caixa.
Porque isso evita que os operadores fiquem a todo momento abrindo a gaveta para organizar o dinheiro para a retirada. Evitando chamar a atenção para possíveis roubos. Além disso também evita que o operador tenha tempo de separar o dinheiro que teve origem no produto que ele subscaneou.
O subscaneamento é o processo onde o operador finge registrar o produto, exemplo, você compra uma picanha e uma paleta. O Operador de caixa passa a picanha e registra apenas a paleta. Também pode registrar duas vezes a paleta, existem diversas maneiras de fazer isso.
Subscaneamento no caixa
Portanto isso é tema para um próximo vídeo. Aproveitando que estamos falando de tempo de abertura de gaveta, quero ressaltar que fique atento ao tempo de operação do PDV. As vezes o tempo muito acima do padrão mostra que o operador pode estar realizando algo suspeito.
Tendo tempo para realizar algum calculo, aproveitando, nunca deixe nenhuma calculadora no caixa, repito nenhuma calculadora, nem permita o uso do celular, tire até a calculadora do Windows do computador.
Todo sistema têm calculo para troco. Portanto nada de calculadora, utilize apenas no momento do fechamento com o apoio do líder de caixa.
Auditorias nos caixas
Portanto a velha e famosa batida de caixa. Jamais devemos deixar de utiliza-las. Apenas ela poderá mostrar a eficiência dos processos desenvolvidos. Também faça testes de conhecimento de produtos, evitando assim a troca de registros de produtos em setores como frutas, legumes e verduras que normalmente são utilizados produtos com códigos internos.
Porque geram muitas quebras, por conta da falta de preparação da equipe. Além claro dos problemas com a má fé. Porque ninguém confundi maçã nacional com argentina, sempre é o contrário. O cliente pega argentina e o produto é confundido com a maça nacional.
Portanto tudo isso passa pelo treinamento. O operador de caixa deve saber a importância do seu papel dentro a operação da empresa. Não esqueça de desenvolver um manual de procedimentos e normas para que tudo seja revisado e também cobrado pelos lideres. Além claro de servir para o setor de capital humano e jurídico em casos de advertências e demissões.
Por fim, fim do vídeo, jamais do tema. Deixe a tela diferenciada e programe um bipe diferente para o momento em que o operador for consultar um produto.
Porque isso ajuda e muito no controle do subscaneamento. Portanto se o bipe e a tela tiver a mesma cor você não consegue identificar facilmente que o produto está sendo consultado e não registrado. Isso é fundamental. Não adianta você bloquear as consultas, porque vai frustrar seus clientes.
Muitas vezes chega no caixa e tem dúvidas sobre o preço e quer consultar antes de comprar e também determinar apenas uma caixa para o processo também vai gerar o mesmo efeito.
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