Neste artigo pretendo ensinar como formar uma equipe de prevenção de perdas em qualquer empresa do segmento de varejo.
Qual o papal do gestor na hora de formar uma equipe de prevenção de perdas
O gestor de LP Loss Prevention (Prevenção de Perdas) deve primeiro saber que irá depender desta equipe para atingir os resultados. Portanto, terá que treinar e desenvolver sua equipe deixando-a pronta para dar continuidade ao trabalho e seguir seu crescimento.
A primeira característica de uma equipe é esta comprometida com o objetivo estabelecido e trabalhar em pro desse resultado. O gestor deve entender que não se atingi resultado sozinho.
Mas existe um agravante que poderá prejudicar o desempenho da área de prevenção de perdas. A equipe de prevenção de perdas dependerá das demais áreas da organização, ou seja, o gestor de prevenção não vai apenas preparar a sua equipe, mas sim todas, principalmente a área de operações da empresa.
Um projeto de prevenção de perdas se faz com todas as áreas da empresa
Entra nesse momento a quebra de paradigmas. São as pessoas que irão influenciar o resultado, pessoas é um pilar de estrema importância. Portanto, deve existir um engajamento entre as áreas de gestão de pessoas e prevenção de perdas.
“Não será fácil mudar atitudes reativas e conservadoras das pessoas, para atitudes proativas e inovadoras”
Formando o setor de Prevenção de perdas temos que ter uma equipe com nível alto de comprometimento. Com profissionais íntegros e nisso entra ética e honestidade. O mais importante é conhecer os princípios de cada profissional. Não podemos ir contra nossos princípios.
Qual o perfil do profissional de prevenção de perdas
Devemos portanto, ter um senso critico muito elevado para que as normas e os procedimentos sejam cumpridos. Também fazer com que os outros funcionários cumpram esses procedimentos. Visão holística da empresa, conhecer bem a missão e os valores do departamento de prevenção de perdas e da empresa. O maior desafio para a empresa é achar o ponto de equilíbrio entre prevenção de perdas e os demais departamentos.
Além das características que já citei acima, o profissional de prevenção de perdas também deve ter disciplina. Nível médio de conhecimento na área de informática, pois o mesmo vai trabalhar com ERPs, Banco de Dados, CFTV, Planilhas e outros. Nível médio de conhecimento em matemática, detalhista esse é um dos principais. Boa relação interpessoal e capacidade de tomar decisões rápidas.
O profissional que deseja trabalhar com Prevenção de perdas deve ter uma postura diferenciada. Pois ele é olhado de forma diferente por outros profissionais da empresa, normalmente não é bem quisto, pois é o cara que vai questionar muito.
O agente de prevenção de perdas
No caso do Agente de prevenção de perdas deve ter postura ereta e séria. Somente se ausentar do posto de trabalho quando o seu substituto chegar ou com autorização superior. Intervir quando observar aglomerações anormais de pessoas, agindo sempre com calma e educadamente, evitar palavras, gestos e atos que possam causar má impressão.
Relação com outros funcionários deve ser restrita ao aspecto profissional. Não aceitar brindes e favores de funcionários ou de terceiros. Jamais transgredir ou negligenciar as normas e procedimentos estabelecidos, instruções ou regulamentos da empresa.
Portanto, com relação a sua aparência sendo do sexo masculino deve esta com cabelo bem cortado, bigode bem aparado, camisa e calça do fardamento bem passada e limpa, sapatos bem engraxados e crachá de identificação sempre visível. Sendo do sexo feminino cabelo preso, maquiagem discreta, fardamento bem passado e limpo, sapatos bem engraxados e crachá de identificação à vista.
Estes são pontos importantes para a formação e desenvolvimento da equipe de prevenção, no próximo artigo iremos continuar falando sobre o assunto, espero que tenham gostado, vou tentar manter uma média de um artigo por dia.
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