Neste artigo irei falar porque a prevenção de perdas deve verificar o lixo da empresa!
Quem disse que do lixo se aproveita tudo estava certo.
No lixo da loja podemos encontrar uísque doze anos, carnes nobres e também produtos de higiene e saúde.
Você já deve ter ouvido falar na prevenção de perdas verificando o descarte da loja o chamado lixo. Portanto, não é estranho nem tão pouco anormal. Essa é uma das ferramentas da prevenção e muito bem difundida na investigação.
Muitos se aproveitam desta porta de saída, porque muitas vezes passam despercebidas. Já presenciei casos em que foram encontrados desde picanha e pernil suíno chegando até uísque, ou seja, o churrasco completo.
Na maioria dos casos existe um conluio entre funcionários e terceiros. Exemplo, você tem um setor adequado para resíduos. Onde tem dois acessos um para o funcionário responsável em descarta à mercadoria que é a entrada e outro para saída com acesso para a empresa responsável pelo recolhimento.
Para evitar casos como este verifique diariamente o lixo
Sempre em horários alternados e acompanhe o recolhimento do lixo pela empresa responsável. Não esqueça que é necessário uma câmera de monitoramento no setor.
Portanto, no momento de verificar o lixo olhe as embalagens e situações que possam levantar suspeitas de desvios de mercadorias. Por exemplo, embalagens de picanha argentina.
Um fato como este pode ter ocorrido por que o açougueiro retirou a picanha argentina da sua embalagem e a colocou em uma embalagem própria da loja e vendendo como picanha nacional.
O que gera não só problemas no estoque, mas também perda financeira, pois a picanha nacional tem um preço no mínimo 40% menor que a argentina.
Portanto, coloque esta rotina no checklist do seu Profissional de Prevenção de Perdas.
Um Abraço a todos!