Essa é a dúvida de todo varejista, como reduzir as perdas de estoque ? Principal perda de boa parte dos segmentos, principalmente o varejista, portanto o resultado é encontrado na diferença entre estoque físico e contábil na ocasião do inventário físico de mercadorias.
O inventário físico é o famoso balanço, onde eu sempre falo pra a equipe, “É um dia especial onde conseguiremos a radiografia da empresa”.
O fato de nos reunimos pra contar uma ponta de gôndola com refresco em pó, ou então o caldo em pó ou até mesmo os check stands, me deixa muito feliz… É engraçado ver a cara deles.
Quais as principais causas de perdas de estoque?
As principais causas de perdas de estoque são furto interno, furto externo, quebras operacionais, erros administrativos e fraudes de terceiros. A fraude de terceiros pode vir com participação de funcionários da empresa. assim como o furto interno pode ter a ajuda de falsos clientes.
Pra o incrível que pareça o furto interno tem uma proporção maior que o externo, como é apresentado pela pesquisa do PROVAR/FIA. Nas perdas de estoque se destacam mesmo as quebras operacionais com mais de 30% de nossa perda de estoque total. Porém alguns usam também o termo perda identificada, é o produto que foi identificado sem condições de uso ou consumo.
Como reduzir as perdas de estoque?
Como melhorar nosso resultado, como agir preventivamente, essa é a pergunta. Porque em um passado pouco distante existia um setor que agia reativamente, ou seja, apagava incêndio, hoje, devemos ter ações proativas, estratégicas e inteligentes, analisando dados.
O que é quebra operacional?
A quebra operacional surge de diversas maneiras, como no recebimento onde não foi devidamente conferido se todos os produtos chegaram sem falhas e aptos a serem vendidos. No transporte das docas até os racks e paletes responsáveis pelo armazenamento. Na expedição e transporte até a loja. No abastecimento das gôndolas, no contato do cliente com o produto, na operação do PDV ou mesmo no Pós-venda.
Falar em perdas de estoque é fundamental, porém o tema quebra operacional precisa de uma atenção especial, por isso, vai ficar para o nosso próximo post e não se esqueçam de comentar e divulgar o nosso site. Ate à próxima.