Neste artigo irei falei sobre como reduzir as fraudes internas no varejo. Que a Prevenção de Perdas tem um papel importante no processo de investigação da empresa já sabemos, se você ainda não sabe leia o artigo O Papel da Prevenção de Perdas na Investigação.

Como identificar as falhas internas

Teremos primeiro que entender que as fraudes ocorrem por falhas internas. Pela existência de algum ralo onde possam ser desviados e descumprido alguns processos. Porém sempre existirá algum vestígio para encontra-los.

Comece fazendo uma investigação interna que são aquelas identificadas no âmbito interno da empresa com a participação de um ou mais empregados.

A investigação externa são aquelas que são identificadas fora das áreas internas da empresa. No entanto têm algum vinculo com a mesma como empresas transportadoras, fornecedores, prestadores de serviços, empregados e ex-empregados.

É tipo você encontrar uma vendedora de colônia que tem preços 40% mais em conta que o seu e a vendedora é sua funcionária. Outro caso é um promotor de sua loja que está comercializando queijo do reino com desconto de 30% e na sua loja o queijo do reino e a colônia está entre os itens com maior índice de perdas.

A realização de analise de perdas é fundamental

Nos dois exemplos citados temos casos de fraudes internas. No entanto temos diversos tipos de fraudes interna.

Autenticação Falsa

Muito utilizada por softwares maliciosos no qual simula uma dupla autenticação e muitas vezes consegue copiar sua senha. Não é utilizado somente por hacker para copiar senhas de cartões e contas bancarias. Portanto, também é usado para copiar senha de usuários no domínio interno de grandes empresas para conseguir algum tipo de documento entre outras informações importantes que possam existir.

Falsas notas de despesas

Garanto que muitos de vocês profissionais da área já viram muito este tipo de fraude. Eu mesmo conheço inúmeros exemplos como o de um profissional que almoça fora, gasta trinta reais e solicita ao restaurante uma nota de sessenta reais. Uma lata de tinta usada para pintura do escritório que custa vinte reais e o funcionário solicita uma nota de trinta e várias e várias outras situações. Portanto digo a vocês, este tipo de fraude é a mais comum hoje em dia.

Falsificação de assinaturas

Está eu garanto que você já presenciou. Algum funcionário que veio comprar com o cartão da mãe e assinou no lugar dela, ou mesmo, um cliente antigo que veio comprar com o cartão da esposa.

Adaptação de chupa cabra em PINPAD

Muitas vezes entra no âmbito interno, porém tem participação externa de grandes quadrilhas organizadas. Não é difícil identificar este tipo de prática. Basta apenas você verificar os equipamentos diariamente.

Componentes de equipamentos subtraídos

Acontece muito com itens de tecnologia. Já vi casos onde funcionários levavam processadores, memórias RAM entre outros equipamentos. Porque normalmente ele traz sempre um queimado para deixar no lugar. Portanto, evitar estes casos é fácil, é só você criar uma pequena etiqueta para colocar em todos os componentes e só você pode ter as mesmas e na necessidade de troca de equipamento o responsável pelo setor deve solicitar o novo ao setor. No entanto, só pode ser trocado com aval da prevenção de perdas. Que irá até o local e etiquetar o novo equipamento e verificar o equipamento que está sendo retirado. Porque o mesmo também deve ter a etiqueta, caso contrario alguma fraude existiu.

Demarcação de preços

É a venda de mercadorias com preço a menor. É um processo que deve ser acompanhado muito de perto. Portanto, existem diversos relatórios que já te mostram está prática. Portanto, sei que existem algumas práticas permitidas em algumas empresas que podem trazer fraudes se não forem bem trabalhadas. Muitas vezes existem promoções quando algum produto tem vida útil menor. Essa prática deve ser gerenciada e acompanhada a quantidade disponível assim como o preço direto no sistema de gestão.

Furto de produtos

Embalagens Fechadas com Produtos Dentro, Este caso já vi acontecer em uma de minhas lojas. Onde um falso cliente colocou duas garrafas de Whisky petaca, aquelas que tem 200 ml dentro de uma panela de pressão. A operadora de caixa já estava orientada a este tipo de prática e balançou a panela para verificar se existia algo dentro e claro encontrou no momento ela perguntou ao falso cliente se ele iria levar estes itens. O mesmo disse que não e que nem sabia que estavam ali.

Este artigo continuará, no entanto peço que falem sobre suas experiências com fraudes internas. Qual é o tipo de fraude mais praticada em sua loja. Compartilhem e curtam nossas redes sociais, conheça nosso podcast.

Siga e compartilhe nosso conteúdo: