Neste artigo irei falar sobre o que mais gera perdas no supermercados. Pergunta nada fácil de responder.

Sua empresa têm prevenção de perdas

O que mais gera perdas no supermercadoMuito se fala sobre as práticas e os cases adotados por grandes organizações. No entanto esquecemos que devemos buscar em nossa própria empresa a resposta. Portanto eu sou totalmente a favor de contratação de consultores, porque quando não sabemos, devemos descobrir de maneira realmente eficiente a resposta e nada melhor que alguém que tenha experiências para fazer o mapeamento da sua empresa e assim encontrar as respostas.

Sabemos que existem setores que são Ralos importantes e que devem ser bem fechados.

Vou expor abaixo as principais causas de perdas, no entanto quero que você vá até o nosso grupo de discussões no Linkedin e respondam “O que mais gera Perdas na sua Organização?”. Este será nosso debate da semana.

Recebimento de Mercadorias

Setor repleto de fraudes onde existem máfias na formação de paletes. Assim como nas caixas que estão lacradas mais com quantidades a menor do que o informado na caixa. Mercadoria que não foi despachada e consta no romaneio e nota fiscal entre outros inúmero casos.

Hoje, atacadistas e também centros de distribuição já contam com auditoria 100% por parte da equipe de prevenção de perdas em produtos de alto risco. Conheço empresa que passam por duas auditorias e que contratou uma empresa terceirizada para fazer a segunda auditoria.

Portante, este processo funciona da seguinte maneira. O responsável pela expedição separa a mercadoria solicitada. Um profissional de prevenção de perdas confere a mercadoria com uma nota cega. Outro profissional terceirizado vai até a doca e confere novamente com outra nota cega. Tudo é computado e verificado se existe divergências. Claro que nem todos os itens têm duas auditorias, mas é um bom controle principalmente nos produtos de alto risco.

A importância da gestão no transporte de mercadorias

O processo de transporte de mercadorias está sujeito a diversos tipos de perdas. Que vai desde um desvio de mercadorias durante o transporte com auxilio ou não de funcionários que para o incrível que pareça já existem quadrilhas especializadas em roubos em nosso segmento varejista. A cerveja já virou item super visado, pela facilidade em roubar e mais ainda em vender.

São caminhões com fundo falso, teto falso, portas que podem ser retiradas sem nem retirar o lacre. Portanto não é difícil encontrar casos quase que diariamente.

Isso faz com que a prevenção foco boa parte de seus esforços junto à equipe logística, com sistemas de monitoramento e controle total da rota.

A importância do conferente

Setor muito sujeito a fraudes. Porque estas fraudes nem sempre é realizada em conluio com conferente. Portanto, muitas vezes existem desvios de mercadorias realizadas por entregadores que muitas vezes tem acesso as docas.

Não podemos achar que apenas um bom conferente é o suficiente para um bom controle na conferencia.

Perdas no Transporte da Doca de recebimento para o estoque

É a retirada dos produtos das docas e o transporte e o armazenamento dos produtos no estoque. Já tive muitas perdas nesse processo. Porque não só perdas de mercadorias. Mas também perdas de produtividade.

Portanto, acho que perda de produtividade nos corroí de tal maneira que achamos que a eficiência é não quebrar mercadorias e acabamos nos esquecendo que a demora e o retrabalho também é uma perda altíssima e deve sim entrar na pauta de discussão.

Perdas no Transporte do Estoque para o Piso de Vendas

Outro processo muito falho as perdas são parecidas com o transporte da doca de recebimento para o estoque. No entanto aqui eu sempre digo que o processo é muito mais complicado. Porque, quem transporta para a loja tem vital importância na prática do primeiro que vence, primeiro que saí. Porque se não verificar data de validade na loja e no estoque é difícil existir um controle de validade.

A importância do estoque na redução das perdas

Este é super complexo. Porque tudo se reflete aqui desde as compras como a expedição de mercadorias. Portanto, tudo aqui deve ser acompanhado muito de perto. Processos bem definidos no momento do armazenamento e na expedição devem ser os primeiros passos.

Porém sem uma auditoria constante fica complicado o controle e a acuracidade do estoque, portanto inventários devem ser o segundo passo.

Piso de Vendas

Aqui é difícil controlar como eu mesmo já mencionei em artigos anteriores, o fato de ter terceiro no controle faz com que isto aconteça. Portanto temos promotor que vem com as práticas que lhes foram passadas em sua empresa e que muitas vezes fragiliza o nosso controle. Clientes que é um bem valioso, retirando produtos na parte de baixo dos lotes e derrubando alguns causando quebras entre outros.

Neste caso o cliente é mais uma variável externa, portanto devemos fazer o possível para evitar exposições que facilitem as quebras ou mesmo a retirada de produtos sem respeitar o PVPS. Porque o promotor e o repositor devem ser orientados com os processos e normas da empresa. Sempre prezando o PVPS e o código de defesa do consumidor.

Operações de frente de loja

Este setor é um dos mais acompanhados, seguido pelas comprar e pelo recebimento. Não é atoa, porque o numerário da empresa circula nele. Portanto muitos processos são implantados nele. Sem falar que a maioria dos investimentos realizados, está focada nele.

É sistema de integração e monitoramento para todo lado, são relatórios de BI que nos dão um benchmarks dos mais diversos. Portanto é sim posto vital da prevenção de perdas.

Controle de devoluções é fundamental

Processo que não é fácil de controlar. Quando eu falo de devolução falo sobre aquelas devoluções ocasionado por desistência de compra por parte dos clientes, ou seja, é aquele peixe ou iogurte que desistimos de levar e fica lá até ser devolvido. Isto às vezes demora muito e acaba causando muitas perdas.

Portanto tente mensurar suas perdas neste setor. Lembre-se também que produtos que descongelam como peixes, por exemplo, não podem ser congelados e vendidos novamente. Portanto descongelou não pode mais ser comercializado.

Porque controlar as trocas

Aqui sim é o pior dos mundos para todo varejista. setor com muitas fraudes, Portanto deve ter os olhos sempre atentos a qualquer tipo de anormalidade. Não deixe de ter um setor específico para trocas e com auditoria constante. Garanto que nem assim você estará totalmente seguro contra as fraudes. Porque devemos sempre realizar a chamada revisão de processos, verificar se existem falhas a fim de corrigi-las.

O que mais gera perdas no supermercado é um assunto longo, estes são alguns dos principais setores no qual sempre me deparo com ralos de perda. No entanto quero que você participe da nossa discussão no Linkedin. Vai até o nosso grupo e diga qual o setor que mais gera perdas na sua empresa e nos explique por quê?

Comentem nosso artigo, curtam e compartilhem em suas redes sociais.

Siga e compartilhe nosso conteúdo: