Neste artigo irei falar sobre como reduzir os cancelamentos no ponto de venda. Sabemos que o maior vilão na operação de caixa é sem dúvida o subscaneamento. Portanto não podemos esquecer dos cancelamentos que sem acompanhamento e bom controle podem ser determinantes.

Gestão dos cancelamentos na operação do caixa

Temos que primeiro conhecer a estrutura da empresa. Portanto vou aqui falar da área onde atuo o varejo supermercadista. Neste seguimento do varejo temos um alto fluxo em todos os aspectos. Sejam referentes a dinheiro ou mercadorias. Um que é muito complicado de se controlar “o turnover” que é a taxa de empregados que entram e saem das empresas.

O Tournover é um dos maiores vilões nos supermercados

Devemos nos preocupar primeiro com o turnover da empresa. Este trabalho deve ser realizado com o apoio do RH. Porque o mesmo é responsável pela qualidade no ambiente da empresa. Você deve ter metas, campanhas de endo marketing e outros que façam com que a equipe fique incentivada e com isso se sinta bem dentro da empresa.

O custo de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de um profissional são altos então encare como papel fundamental colocar o seu RH no centro nervoso e claro dê todas as condições necessárias para a eficiência de seu trabalho.

Portanto de nada adianta você treinar o profissional e perder ele com menos de um ano, às vezes até pior, perder esse profissional treinado para o concorrente. Então tudo volta à estaca zero novamente.

Os cancelamentos nos caixas de supermercados

Como Reduzir os Cancelamentos no Ponto de VendaOs cancelamentos ocorrem em parte pela falta de conhecimento dos operadores, ou seja, uma alface crespa que foi registrada como alface americana e isso é identificado, pois o cliente viu que a alface americana é mais cara e automaticamente reclamou.

O fiscal de caixa então foi acionado para cancelar este item. No entanto este cancelamento deve ser registrado como erro do operador, ou seja, o fiscal deve informar que o cancelamento ocorreu pelo erro do operador. Portanto caso o seu sistema não faça este trabalho não tem problema é só você elaborar um formulário de papel mesmo, onde o fiscal anota o código, descrição, valor e motivo.

Este formulário é diário e cada caixa recebe um por dia onde deverá colocar o seu nome e a data. No final do expediente o fiscal deverá exigir o documento no fechamento do caixa, todos os itens devem estar assinados pelo supervisor responsável.

A importância do fiscal de caixa

Com esse formulário o encarregado de prevenção de perdas vai confrontar o físico que é no caso o formulário com o sistêmico que é justamente o que foi cancelado pelo sistema. Neste momento ele saberá se todos os itens cancelados no dia anterior foram realmente anotados no formulário. Portanto, caso contrário a responsabilidade é do fiscal ou supervisor responsável pela frente de loja.

Para cancelar um item existem diversos tipos de controle, os mais conhecidos são o uso de senhas que normalmente são trocadas a cada quinze ou mesmo oito dias ou o uso de cartões magnéticos no qual só o supervisor tem acesso. Eu indico o uso dos dois, ou seja, a combinação deles, pois o uso apenas de senha faz com que o operador possa descobrir qual a senha, mesmo sendo difícil para alguns outros tem facilidade em descobrir.

Acontece do supervisor esta em horário de almoço, no entanto a senha do mesmo é usada no PDV.

O uso só do cartão também não é aconselhado, pois o supervisor pode perder ou mesmo o cartão ficar rodando nos caixas e o próprio operador de caixa utilizar. Portanto, o encarregado deve entender que o seu cartão não pode ficar rodando.

Os cancelamentos devem ser mesurados a cada mês. você tem que saber qual foi o operador que mais cancelou, qual foi o motivo, horário, supervisor, itens entre outros. Estas informações vão lhe dá um norte com relação às próximas ações.

Como já relatado acima tenha um engajamento com o setor de RH, os operadores que menos cancelarem receber uma premiação e os que mais venderem também e assim por diante.

Mensure e valorize sua equipe

Os prêmios não precisam ser grandes prêmios, vá pela sua realidade muitas vezes um reconhecimento com uma placa na entrada da loja como melhor operador e um ou dois dias de folga já deixam a equipe super motivada.

O principal é ser transparente e nunca mudar a meta estipulada

Faça treinamentos mensais com as equipes de operadores. Treinamentos estes que devem ser rápidos. Portanto, muito mais vale um treinamento de uma hora onde se entenda tudo o que foi abordado do que um treinamento de cinco horas onde ao terminar ninguém se lembra do primeiro slide apresentado. Foco!

 Um forte abraço a todos!

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