Neste artigo irei mostrar como controlar a validade dos produtos na sua empresa. Ter o controle de tudo na sua loja não é fácil. Seria um mundo perfeito se tivéssemos no sistema ERP tudo que é necessário para controlar a validade dos produtos. Mas também podemos utilizar através de banco de dados em Access ou mesmo uma planilha no Excel. O que não é fácil é controlar um mix de oito mil itens no mínimo.
Controle a validade dos produtos com as ferramentas que você tem na sua empresa
Portanto, neste momento temos que pensar na seguinte situação, não podemos controlar todos os oito mil itens, isso é fato. Não vai adiantar você desenvolver em seu sistema ou procurar por soluções para controlar todas essas informações. Temos que ser assertivos e para o mesmo temos que filtrar as informações.
No setor Varejista temos diversos seguimentos. No entanto o seguimento supermercadista tem um leque grande para se preocupar então o primeiro trabalho é desenvolver através de informações reais quais setores tem mais problemas com vencimentos.
Use o principio de Pareto, conhecido como 80/20, se você ainda não conhece o Principio de Pareto clique aqui.
Quais os setores que precisam de maior controle de validade nos supermercados
- Perecíveis Láteos – queijos, iogurtes, manteigas, sobremesas lácteas e etc.
- Perecíveis Congelados e Resfriados – peixes, aves, alguns cortes bovinos, afiambrado, presuntos e etc.
- Bebidas não alcoólicas – refrigerantes, sucos, refresco em pó e etc.
- Mercearia Doce – chocolates, biscoitos, balas e etc.
- Matinais – cereal matinal, cappuccino, café e etc.
A prioridade deve ser definida de acordo com a sua realidade, nem sempre a realidade de uma loja é a mesma da outra.
Outro ponto importante é a verificação de itens sem movimentação no estoque. Neste relatório você pode ter em mãos uma radiografia mais aprimorada do problema. Nele você pode encontrar um cappuccino que foi comprado quarenta unidades há cinco meses e que durante este período só vendeu seis, de cara você vê diversas situações. Como produto comprado acima do giro da loja. Produto que pode está no estoque e não estar exposto na loja. Não vou entrar em detalhe sobre este relatório, pois o mesmo merece um artigo.
Quais os critérios para controlar a validade dos produtos
A verificação deve ser feita obedecendo os critérios definidos em seu relatório. Exemplo, se na sua loja o item que mais vence é salgadinho, então este deve ser o setor com maior acompanhamento. Portanto, percorra todo o setor de salgadinhos verificando não só se tem produtos vencidos, como também se esta sendo praticado o PVPS, primeiro que vence primeiro que sai. Porque se a regra não está sendo cumprida, não adiantara a sua varredura.
Faça um treinamento com a sua equipe e orienta-los de como utilizar o PVPS.
Outro ponto importante use uma planilha para anotar os produtos encontrados vencidos. O mais importante é saber que a intenção é não encontrar produtos vencidos. Portanto, eu tenho uma planilha que acompanha os produtos em quatro níveis, 30, 15, 7 e vencido, como mostra a imagem abaixo:
É uma planilha simples. no entanto você pode adapta-la a sua realidade. Mas não esqueça de colocar o custo dos produtos. Lembre-se que tudo deve ter um valor, isso faz com que desabroche a dor de dono.
A importância desta planilha é que você pode tratar os problemas mais na raiz e com isso poder acompanhar se o produto que falta trinta dias pra vencer é vendido dentro desse período. Porque, caso contrário você pode preparar uma promoção ou mesmo uma transferência pra outra loja em tempo hábil. Evitando assim a quebra do produto, que é a concretização.
Lembre-se que quanto antes for encontrado menor a perda do produto. Portanto, se você encontrar o produto faltando sete dias pra vencer, você terá que fazer uma ação urgente o que traz uma perda financeira maior, vista que a única solução é baixar o preço.
Baixe a planilha no link abaixo:
formulario-de-controle-de-validade
Espero que tenham gostado um forte abraço e até logo!