Neste vídeo irei falar sobre como evitar burocracia nos supermercados. Como desenvolver procedimentos operacionais eficientes. Tendo como base os modelos de gestão existentes na administração faço a pergunta abaixo.
Sua empresa é burocrática ?
A teoria da burocracia é um modelo idealizado por Max Weber para organizar as empresas de forma estruturada para que a organização poupasse tempo e ganhasse eficiência. Então, será que a burocracia é ruim?
Pense no ambiente onde tudo é bem formalizado e é regido por normas, regras, portarias e tudo o que for decidido ou executado deve estar antes documentado. Onde existe uma divisão do trabalho.
Cada colaborador tem função especifica para dedicar-se.
Neste ambiente existe uma disciplina e o profissional se limita a cumprir suas tarefas e quando necessário são substituídos por outras pessoas. Onde a escolha dos colaboradores depende exclusivamente de seus méritos e capacidade técnica. Busca-se maior qualificação e capacitação para que os colaboradores exerçam suas funções de forma mais dinâmica.
O funcionamento deve ser totalmente previsível, não tem e não pode haver surpresas. Porque tudo foi regido anteriormente e regulamentado. Transparece que o modelo vê em primeiro lugar a eficiência. O que não é ruim no contexto geral.
No entanto a disfunção é um dos principais problemas desse modelo, ou seja, o colaborador é lembrado apenas pelo cargo que exerce. O que torna um profissional muito limitado apenas as suas atribuições. Sem falar que pensando em pessoas pode ser um fator desmotivador.
Formalização de processos é fundamental
Outros pontos também podem atrapalhar e muito o modelo. Como o excesso de formalismo e documentos, isso faz com que o processo de decisão e claro execução fique lento.
O fato de tudo ser formalizado evita que o profissional tome decisões rápidas e de vital importância no setor de prevenção de perdas
Portanto, não podemos esquecer de outro problema que na maioria das vezes as decisões são tomadas por quem não conhece todos os procedimentos da empresa e sim por aquelas que ocupam cargo de chefia. Na maioria das vezes o técnico não é nem consultado o que resulta as vezes em retrabalho e até gerando perdas.
O processo de tomada de decisões pela chefia de maneira errada faz com que não existam criatividade e muito menos inovação. Um profissional que foi consultado entes de uma tomada de decisão, jamais vai querer opinar na empresa.
O mesmo vai resmungar na empresa o fato de nunca ser consultado antes de tomarem decisões e sem falar que isso atrapalha toda a equipe. Porque o mesmo vai relatar que só deu errado por não ser consultado ou mesmo dizer aos colegas, tá vendo eu falei que não podia ser assim.
Esse é um ponto muito negativo no modelo burocrático a comunicação deficiente. Existe um excesso de poder e comando o que faz alguns talentos ficarem ocultos dentro da empresa.
Nos dias atuais já sabemos que tudo demais é veneno. realmente as empresas precisam de normais, procedimentos, disciplina, ordem entre outras. Porém, não podemos esquecer que o processo deve ser continuo.
A prevenção de perdas deve entender que a criatividade e o dinamismo nos processos são fundamentais
O mais importante é que as pessoas não devem ser lembradas por suas funções. Pessoas são diferentes têm ideias diferentes e sem falar que a visão é diferente, essa é a chave. Vamos esquecer processos ainda existentes. Onde os profissionais são formados para trabalharem em funções, seguindo regras e acatando tudo que vem de sua chefia.
A gestão deve ser compartilhada, todos têm participação e importância. Lembrem-se pessoas iguais tem entradas iguais automaticamente tem saídas iguais.
Portanto, a questão de entrada e saída vem da formação acadêmica. Onde as pessoas são preparadas para não serem criativos. Para mim todos tem um lado criativo, resta saber se ele já foi descoberto.
Lembro que burocracia é fundamental mais o excesso atrapalha demais principalmente setores como o de prevenção de perdas. Portanto ao criar seus processos avalie bem o nível de burocracia para que você não esbarre e coloque tudo a perder.
Um forte abraço e até a próxima!