Neste artigo irei ensinar como reduzir perdas no caixa do supermercado. Depois de um período sem Post por conta do período Junino onde temos uma atenção redobrada em nosso trabalho, estamos de volta e desta vez pra falar sobre o que se pode chamar de o Tema.

Como conseguir aumentar a eficiência

Como reduzir perdas no caixa do supermercadoJá pensou na operação perfeita. Onde todos os produtos entram e saem corretamente, sem nenhum tipo de divergência e sem subscaneamento. Realmente o erro ou mesmo a falta do registro correto de mercadorias no caixa é o pior dos mundos.

Sabemos que os maiores ralos na bateria de caixa é a falta de procedimentos bem definidos. Portanto, este já é um assunto que debatemos muito, visto a sua importância.

No manual de procedimentos operacionais padronizados teremos como deve ser feita abertura do caixa. Como retirar uma leitura x. Como deve ser feito o fechamento do caixa. Como realizar a troca. Como recepcionar o cliente entre outros. Porém, não podemos esquecer das responsabilidades de cada um.

O operador deve saber suas responsabilidades

Como conter um dos maiores problemas no caixa que é a troca de EAN e/ou Códigos no momento do registro das mercadorias?

Quem nunca teve como exemplo um operador de caixa que no momento do registro das mercadorias viu dois tipos de biscoito onde tinha cinco unidades de morango e cinco de chocolate. Porém acabou registrando dez de chocolate só pra não ter o trabalho de registrar dois produtos e com o slogan É O MESMO PREÇO NÃO TEM PROBLEMA!

Vamos piorar um pouco a situação digamos que o operador de caixa registrou o exemplo acima, mas, no entanto o biscoito de morango é mais caro do que o de chocolate. O que é normal, pois nunca é o contrário. O produto mais barato ser registrado pelo mais caro, vejam o tamanho do problema.

Primeiramente, nosso inventário vai ter divergência. Mas nem sempre a divergência de produto se reflete em perda financeira. Portanto no caso onde os itens tem o mesmo preço você não terá prejuízo, será?

Identificar quais os tipos de perdas

Automaticamente se o produto esta em divergência ele vai ter que ser conferido duas vezes em um inventário. Porque a primeira contagem não vai bater com o estoque do sistema ERP. Portanto, teremos um retrabalho.

Isso poderia ter sido evitado se o operador de caixa tivesse registrado corretamente o produto. Esse retrabalho automaticamente faz com que o processo demore mais para ser finalizado. Automaticamente a empresa irá pagar mais em horas extras. O que vai nos trazer prejuízo financeiro, veja só onde chagamos.

Porém, você deve está se perguntado por que me preocupar com um biscoito? No entanto quem trabalha com varejo onde existem no mínimo oito mil SKUs o número de divergências pode ser absurdo quando não controlados.

Reuniões de demonstração de resultado por departamento

Portanto qual deve ser o segundo passo a ser tomado no checkout após a padronização. Você deve fazer reuniões e treinamentos, onde o operador de caixa deverá entender a sua importância. Ele deve saber que o seu erro é irreparável. Com isso entender a sua importância, existem controles tecnológicos para itens de alto valor agregado. No entanto ainda não é difundida por conta do alto custo de implantação e manutenção.

Vamos voltar para ao exemplo citado acima e entender que existem diversos fatores que fazem com que o operador de caixa não corrija a falha.

  1. O cliente não reclama – com isso ele passa despercebido.
  2. Autobenefício – em casos onde existe conluio entre o operador e outros funcionários.
  3. Beneficiar parentes.
  4. Atingir metas – normalmente as empresas têm metas para cancelamentos de itens, quanto menor os cancelamentos e maior as vendas melhor a sua produtividade.

Cuidado com caixas especiais

O que podemos entender com os casos acima. Clientes que tem caixas preferenciais podem ter algum motivo em especial. Pode ser o atendimento que é ótimo ou ele deve esta sendo beneficiado. O autobenefício está impregnado no brasileiro que sempre quer tirar vantagem em tudo.

Desconfie dos caixas que tem muita venda e pouquíssimos cancelamentos. Caixas com alta produtividade é ótimo até sabermos que existem anomalias e que ele está muito acima dos demais. Portanto se você tem vinte operadores e apenas dois estão nesse desenho procure verificar as operações em seu caixa através do próprio CFTV.

Faça inventários, ele vai lhe direcionar e fazer com que você entenda onde estão os ralos e foca seus esforços onde realmente sejam necessários.

Este assunto rende muito Post, portanto em breve continuaremos este assunto.

 Um forte abraço!

Siga e compartilhe nosso conteúdo: