Neste artigo irei falar sobre como reduzir perdas no Natal. Finalmente estamos a dez dias do Natal. Data mais importante para o varejo supermercadista.

Reduzindo perdas no Supermercado

Como reduzir as perdas no NatalNatal é sinônimo de loja cheia, caixas com enormes filas. Gerente recebendo dezenas ou centenas de reclamações por conta da demora no atendimento no balcão.

Temos itens sazonais, onde muitas vezes a oferta é menor que a demanda. Portanto, muitas vezes frustra não só o consumidor mais também o varejista que mesmo se preparando seis meses antes encontra dificuldades. Produtos como Peru, Frangos Especiais, Pernil, Lombo, Tender, Frutas Secas, Panetones, uísque, champanhe, vinhos, espumantes, Queijos do Reino entre outros.

Produtos sazonais

Nestes dez dias até o dia de Natal, estaremos publicando um post por dia com duas dicas cada, para lhe ajudar. Nestas dicas não iremos falar sobre o recebimento e armazenamento dos produtos, até porque o momento agora é outro, temos que utilizar das ações focadas em piso de loja.

1° Dica – Faça inventários parciais nos itens sazonais que tem alto índice de perdas, faça da seguinte forma:

• Determine os produtos que serão inventariados – Neste momento você deve escolher os itens que realmente tem relevância em suas perdas no Natal. Portanto lembre-se que estes itens poderão ser contados diariamente. Isso faz com que a relação não tenha muitos itens, visto a operação.
• Determine a periodicidade – Determinar quais itens serão contados diariamente. Quais serão contados a cada dois dias ou mesmo mais de uma vez por dia.
• Determine o horário – É fundamental que você determine um horário onde possibilite o acompanhamento dos itens. Lembre-se que o foco neste momento é vendas, você não poderá atrapalha-las.

A importância do inventário

O inventário parcial facilitará a identificação das perdas em um curto espaço de tempo e direcionando seus esforços. Eu tenho o inventário como uma das principais ferramentas para identificar os furtos internos no período de Natal. Porque temos estoques altos. Foco na operação da loja e muitas vezes colaboradores mal intencionados.

2° Dica – Utilize as etiquetas antifurto no balcão de perecíveis, sabemos que a troca de etiqueta é uma prática comum em nossas lojas.

Porque a única dificuldade desse tipo de etiqueta é que alguns Scanners de código de barras não conseguem ler o mesmo com facilidade. Portanto caso isto ocorra o operador terá que digitar. Portanto acredito que a maioria dos varejistas já utilizam de leitores mais atuais, acho pouco provável que o seu leitor não consiga identificar o mesmo.

Esta etiqueta é picotada, com isso ao tentar retirar a etiqueta e coloca-la em outro item a mesma irá se rasgar toda e o furtante não conseguirá de maneira nenhuma coloca-la novamente.

Portanto, amanhã teremos mais dicas básicas de como reduzir as perdas no Natal para que tenhamos um natal lucrativo que é o objetivo de todo varejista.

Um abraço a todos!

Siga e compartilhe nosso conteúdo: