Neste artigo irei falar sobre a padronização na frente de loja. O profissional que trabalha neste setor deve conhecer as normas e padrões utilizados pela empresa. Mas quando a empresa não tem o que fazer e por onde começar e isso que vamos debater.

A importância da padronização na frente de loja

Padronização na Frente de LojaAlgumas funções tem importância significativa no setor de frente de loja. Ele é o de fiscal ou encarregado de frente de loja. A primeira preocupação da empresa neste momento é fazer a contratação certa ou promover a pessoa certa. Primeiro o profissional deve conhecer toda a rotina de um checkout.

Não que ele vá operar o PDV. Porém deve conhecer tudo, pois ele fiscalizará o setor. No caso da promoção jamais coloque aquele profissional que não gosta de seguir regras e que não tem boa comunicação, lembre-se que ele deve ser líder.

O operador de caixa deve ser um profissional com boas referencias, não esqueça que ele vai trabalhar diretamente com o dinheiro. Portanto, outra coisa importantíssima, o mesmo deve ser devidamente treinado e deve ser avaliado antes mesmo do dia a dia na loja.

Não jogue o operador de caixa no PDV sem orientação

A ferramenta mais utilizada pelo operador de caixa é sem dúvida a tabela de códigos. Neste momento existe outro agravante, pois algumas empresas tem a tabela de códigos PLUs. Simplesmente uma planilha com códigos usados internamente para produtos que não tem código de barras como hortifruti.

As empresas costumam criar a planilha só com os códigos e nome dos produtos então como um operador de caixa vai saber diferenciar uma laranja pera de uma laranja mimo ou mesmo uma maçã nacional de uma argentina.

A solução é utilizar uma tabela com imagens de cada produto, além disso, faça treinamento com os operadores mostrando as particularidades de cada produto. Aproveite para orienta-los de outro problema serio que passamos, a troca de etiqueta de produtos vendidos fracionados.

No treinamento devemos sempre utilizar exemplos práticos

A troca de etiqueta por falsos clientes ou mesmo por funcionários pra beneficiar parentes e amigos é muito utilizada. Normalmente ele pesa uma picanha como fraldinha ou outro corte que sempre seja mais barato. Porque mesmo na pesagem onde o profissional pesa um quilo e na verdade o produto que ele está levando têm dois quilos.

O que faz com que casos como este se repitam é falta de conhecimento por parte da equipe de frente de loja. Claro que na maioria das vezes o profissional preciso de conhecimentos técnicos para identificar alguns casos. Mas casos simples como peso e diferença entre cortes nobres o operador de caixa tem como ser orientado.

Mostrem a sua equipe quais são os ralos, ela deve saber qual é o tamanho do impacto que isto causa e automaticamente saberá da sua importância.

Faça batida aleatória para a conferência do PDV. Porque isso diminui e até inibe o subscaneamento onde o operador se beneficia quando o pagamento é a vista e fingi passar o produto e recolhe o dinheiro. Na maioria das vezes fica no PDV onde o operador só o recolhe quando o fluxo diminuir.

As trocas também é um ralo de perdas nas empresas

Outro ralo nosso é o setor de trocas onde normalmente o cliente trás o produto danificado ou comprado em engano pra trocar normalmente por outro produto existe diversas maneiras de driblar o controle nesse setor.

Tipo trazer nota fiscal fria, que seria um suposto cliente entrar com uma nota encontrada na calçada da loja e pegar o produto na sua própria gôndola e alega que não queria esse produto. Vou exemplificar, digamos que um cliente encontrou uma nota fiscal de um leite, ele entra na sua loja e pega o mesmo leite da nota, vai até o setor de trocas e alega que o leite comprado não é o correto e que queria trocar.

Neste momento você deve estar se perguntando como um cliente vai entrar na minha loja e pegar um produto dentro da loja e conseguir trocar. Garanto a você que isso acontece principalmente em grandes lojas onde na maioria tem mais de uma entrada.

O principal para o setor de prevenção de perdas  é desenvolver um manual e com isso conseguir padronizar esse que é um se não o mais importante de sua loja.

Lembre-se que todo o planejamento das normas e procedimentos deve ser determinado pela equipe de prevenção de perdas. Ela deve determinar responsabilidades e principalmente periodicidade.

Você gostou desse artigo? clique aqui e assista uma vídeo aula sobre como reduzir as perdas na frente de loja. Vamos encerrar por aqui este artigo, mas garanto que ainda vamos falar muito sobre a nossa frente de loja.

Um abraço a todos e até a próxima.

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