Neste artigo quero continuar o assunto Prevenção de perdas na segurança dos alimentos, acho que é um dos assuntos mais falados na atualidade. Pelo menos aqui em Pernambuco.

Recebi muitas perguntas de leitores do blog, sobre os podcasts, em breve estará pronto o primeiro, estou com algumas dificuldades com relação à edição e gravação até porque estou aprendendo. Mas garanto que este mês ainda teremos. Sem perder mais tempo vamos pra o assunto principal.

Peço que leiam a primeira parte deste artigo Como a prevenção de perdas pode ajudar na segurança dos alimentos – Parte 1

Quais os cuidados externos para garantir a qualidade dos alimentos

Existem questões importantíssimas com o saneamento do entorno do seu negocio, principalmente quando no mesmo existe produção e manipulação de alimentos. Não podemos deixar entulhos. Como o lixo que às vezes o vizinho coloca ou mesmo restos de construção. Esgoto não pode estar a céu aberto, não adiantará de nada ter um controle de pragas e vetores, se o seu vizinho tem em seu terreno lixo e mato alto. Porque lá será o foco das pragas que podem esta na sua loja.

Tenha um local pra guardar o lixo. Deve ser um local seguro e com uma torneira pra facilitar a higienização, deixe-o sempre segregado evitando assim que pessoas não autorizadas tenham acesso.

A frente da loja deve esta limpa e higienizada. Cuidado com as devoluções de mercadorias, garanta o retorno dos produtos que são perecíveis o mais rápido possível, pois o mesmo necessita de uma temperatura adequada. Existe relato de fiscais que encontram muitos produtos nos checkouts. Operadores de caixa devem esta com a sua famosa flanela limpa, acontece casos onde estão sujas e com um mau cheiro terrível.

O papel do responsável técnico nos supermercados

Prevenção de perdas na segurança dos alimentos

Prevenção de perdas na segurança dos alimentos

O supermercado deve ter um responsável técnico legalmente habilitado, normalmente é um veterinário com especialização na área de segurança alimentar. Ele deve garantir que a loja siga os padrões de boas praticas e procedimentos operacionais exigidos por órgãos públicos.

Não basta apenas ter procedimentos e boas praticas, têm que ser feito treinamentos com os profissionais. Principalmente os que trabalham com manipulação e produção de alimentos. Para ter o controle você precisa dos comprovantes de execução de treinamento de funcionários.

Não se esqueça dos programas de saúde como o PPRA, PCMSO, ASO e outros, o mesmo deve esta em dia, e o varejista deve ter os comprovantes do laboratório na loja.

Tenha também comprovante de execução de higienização do reservatório de água. A higienização deve ser realizada semestralmente, se você utiliza fonte ou poço para o abastecimento de água deve ter uma licença concedida pelo DAEE. Assim como o laudo de analise da potabilidade da água, se utiliza água de caminhões pipa, deve ter uma copia da análise de cloro do mesmo.

Tenha o comprovante de execução de controle integrado de vetores e pragas urbanas, assim como o contrato, produtos adotados e relatório técnico das visitas.

Como controlar a temperaturas

Planilhas de controle de temperatura de câmaras, balcões, congeladores e outros equipamentos térmicos. Tenha também registro ou comprovante de execução de calibração dos instrumentos e equipamentos de medição, registros de manutenção preventiva de equipamentos e maquinas.

Não esqueça de ter o Código de Defesa do Consumido – CDC parece brincadeira, mas conheço lojas que foram multadas por não terem. Deixe-o em local visível na loja.

Cuidado divergência de preço, acontece muito com os terminais de consulta de preço, o mesmo deve esta atualizados igualmente os PDVs, assim como também as balanças utilizadas nos balcões.

Existem outras exigências, mas estas foram as que mais aconteceram nas ultimas inspeções de ações conjuntas no estado. São ações que para alguns vão custar pouco. Mas garanto que evitam um prejuízo maior, as multas vão de duzentos mil reais passando para a casa dos milhões em alguns. Isso acho que não é o pior dos mundos, a imagem da empresa ficará abalada com os seus clientes e fornecedores que muitas vezes tem até o seu produto afetado.

Portanto prevenção é a solução, lembre-se “Não faça de contas que não sabe, pois estará tapando os olhos com a própria mão”. Peço que curtam nossa Fan Page no Facebook e nos sigam no Twitter, comentem e compartilhem, divulguem nosso Blog. Até a próxima.

Siga e compartilhe nosso conteúdo: