No artigo de hoje irei falar se sua empresa está preparada pra prevenção de perdas. Será que toda dificuldade encontrada nas empresas vem da equipe operacional da loja? Será que os gestores, coordenadores e até mesmo a diretoria está pronta?
Sua empresa e equipe estão prontos prontos para as mudanças organizacionais?
Serão muitos os questionamentos. Muitas vezes sem respostas até porque normalmente a empresa procura um profissional qualificado para transformar a perda da loja em lucro. E assim desenvolver um departamento de prevenção de perdas. No entanto acontece que nem todos compram a ideia. É nesta etapa fundamental do projeto que o gestor de prevenção de perdas deve focar.
Você sempre vai encontrar dificuldade em alguns setores. Portanto o apoio do mais alto escalão da empresa é fundamental. Um dos maiores problemas da área é o fato de existir empresas onde a prevenção de perdas é responsabilidade de diretores ou coordenadores operacionais. Portanto, não tem formação ou mesmo conhecimentos básicos da área de prevenção de perdas.
A área de prevenção de perdas deve responder diretamente a alta diretoria da empresa
Um profissional que não é da área pode trazer diversos problemas. Como mudar constantemente de ideia e na maioria dos casos dificultar a conclusão de um projeto. Digamos que o seu superior peça que você faça o procedimento operacional padrão do setor de carnes. No entanto no meio do projeto ele solicita que você acompanhe um processo de auditoria em uma determinada loja e logo depois te solicite um treinamento para a equipe de frente de loja.
Veja no caso acima que existiram três processos totalmente diferentes e que neste exemplo o profissional não teve como terminar todas as atividades. O processo operacional padrão do açougue não foi concluído, a auditoria foi feita a caráter reativo, ou seja, as informações não foram tratadas e nem tão pouco teve um plano de ação para que os problemas encontrados não se repitam. O treinamento da equipe de frente de loja não foi bem avaliado, por conta do pouco tempo para a preparação.
Como auditar a área do seu diretor?
Devemos entender que todo processo passa por etapas, eu sempre utilizo o PDCA, pois é um método bem difundido e eficaz.
Neste momento o gestor de prevenção de perdas deve orientar o seu superior e fazer com que ele entenda as suas necessidades. Definir portanto o que é ou não prioridade. Pois do contrario, acaba o setor ficando em descrédito e assim ele sempre vai interromper o seu trabalho.
Não podemos esquecer-nos da área de tecnologia que é de vital importância para a prevenção de perdas. Se a empresa não tem um sistema ERP, CFTV, sistema de frente de loja e outras ferramentas importantes no nosso dia a dia. É praticamente impossível de você controlar algo.
Portanto se pretende desenvolver um programa de prevenção de perdas, saiba que a área de TI é importantíssima.
Outro problema é que a equipe de prevenção de perdas sempre reclama da falta de apoio da liderança para resolver conflitos com as demais equipes. É normal que a equipe de operações entre em conflito com a prevenção de perdas.
É o fato que a prevenção de perdas vai estar mexendo no queijo deles. Ninguém vai se sentir bem em ser avaliado ou mesmo questionado pelo seu desempenho. No entanto, neste momento precisamos de gestores preparados para orientar a sua equipe e fazer com que aquele conflito seja sempre saudável. Porque do contrário não teremos resultado em nenhum dos dois departamentos em questão.
Então pra relembrar temos que determinar nossas atividades e rotinas através de um projeto bem organizado e com datas use gráficos de gantt, pode usar o Excel. No entanto eu utilizo o Project que é também da Microsoft. Sendo que o Project é especifico para criar e gerenciar projetos. Com ele você pode administrar desde etapas do projeto como também recursos e tempo do projeto.
Deixe suas criticas e sugestões nos comentários e faça suas solicitações por e-mail quem sabe o seu não pode ser o próximo tema a ser debatido.
Um abraço e até logo.