Neste artigo irei falar sobre terceirização de culpa. Quem já ouviu falar nesse termo? garanto que mesmo se você não tenha ouvido falar você conhece. aliás boa parte dos brasileiros conhecem!
Apontar culpados sempre é mais fácil
O problema mais recorrente seja qual for à empresa é a falta de comprometimento de alguns profissionais que nela trabalham. São aquelas famosas pessoas que mesmo sendo minoria acaba desanimando toda a equipe. Não importa o tamanho da empresa.
Mas o que a falta de motivação por parte de alguns funcionários tem a ver com terceirização de culpa? Simples, a terceirização de culpa é ligado àquele profissional que sempre procura um culpado para todo e qualquer problema enfrentado. Isso traz muita desmotivação.
É aquele chefe que nunca assumi que errou
O líder deve saber qual a fragilidade de sua equipe e quem deve acompanhar mais de perto para que os erros não venham a ocorrer. Mas e quando o seu chefe erra e joga a culpa sempre na sua equipe ou mesmo em um profissional. Tá aí o problema.
Conheço casos onde o diretor da empresa falou para o líder da equipe. Se ele erra tanto porque você não o remaneja ou mesmo o demite. Sabe o que acontece ele nunca o tira, porque o chefe precisa terceirizar a culpa.
No entanto, esquecendo um pouco este exemplo acima, vamos nos colocar em situações diferentes. Aliás, situações que acontecem rotineiramente no varejo supermercadista que é o profissional responder por diversos setores e até mesmo com outros profissionais. É tipo você ser o encarregado de frente de loja e abri um caixa no momento de aperto da loja.
O grande problema disso é que no momento em que a prevenção de perdas encontrar alto número de cancelamentos entre outras rotinas e anomalias. Sempre terá uma pessoa para terceirizar a culpa. O que fazer para mudar essa realidade?
A importância da gestão por competência
Gestão por competência essa é a chave. É um sistema desenvolvido no sentido de identificar e gerir perfis profissionais que proporcionem um maior retorno à um negócio.
Com ela podemos identificar pontos de pura excelência, esses pontos podem fortalecer a equipe e com isso atingir a tão sonhada excelência. Sem falar nas oportunidades de melhoria que serão encontradas. Porque quando o gestor encontrar a falha na equipe ao invés de tentar achar culpados e terceirizar ele vai trazer essas experiências e agregar conhecimentos para que as falhas não se repitam.
Com a gestão por competência você encontrará o perfil ideal para o seu profissional. Visto que você terá não só suas responsabilidades, mais os seus resultados e isso facilita a mensuração.
A gestão por competência tem como base o chamado CHA, Conhecimentos, Habilidades, Atitudes que são as competências comportamentais que as pessoas têm.
O importante é saber que a gestão por competência representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas grandes organizações. Se você ainda não ouviu falar procure mais sobre esta importante ferramenta, garanto que abrirá um grande leque de possibilidades para melhorar seu resultado.